Carnaval Bahia 2013

Uma das atrações mais procuradas no carnaval brasileiro, os trios elétricos nas ruas da Bahia surgiram através de experiências de Dodô (Antônio Adolfo Nascimento) e Osmar Macedo, que buscavam como amplificar o som de instrumentos de corda. Os dois músicos desfilaram pelas ruas de Salvador em cima de um Ford 1929 em 1950, após mais de dez anos de pesquisa. Um ano depois, convidaram Temístocles Aragão para formar o “Trio Elétrico”. No ano seguinte, o desfile pelas ruas da cidade já era um sucesso sendo patrocinado por uma marca de refrigerante.

Ainda hoje, os trios fazem grande sucesso nas ruas da Bahia arrastando multidões, principalmente em Salvador. Somente na capital baiana, são mais de 20 blocos carnavalescos. Entre eles: Bloco Nana Banana, Cocobambu, Cerveja e Cia, Nu Outro, Eu Vou, Yes Bahia, Timbalada, Me Abraça, Coruja, Eva, Bloco Largadinho, Balada, Crocodilo, Me Ama, Camaleão, Cheiro, Banana Coral, Olodum, Pirraça, Aviões Elétricos e Voa Voa. Mas quem quiser agito, ainda tem muito mais lugares ali mesmo na Bahia.

Carnaval em Porto Seguro – CARNAPORTO 2013

Porto Seguro já se tornou um dos principais destinos brasileiros para o Carnaval. A cidade possui a segunda maior folia da Bahia, perdendo somente para Salvador, e em 2013 não será diferente. O CARNAPORTO 2013 está se preparando para receber milhares de foliões com grandes atrações nos cinco dias de festas.

Muito axé e o sertanejo universitário que dominou o mundo animarão em cima do trio elétrico. Cheiro de Amor, Araketu, Jammil, Claudia Leitte, Tomate, Tuca, Timbalada, EVA e Michel Teló já estão confirmados para a festa em 2013.

Carnaval agita o interior da Bahia

E se o carnaval baiano não se limita a Salvador, muitas cidades do interior do estado ainda possuem festas históricas. As cidades da região então são famosas pelo seu carnaval ao estilo antigo, comparado aos que aconteciam na Europa do século XIX, principalmente Veneza.

Os mascarados, as cores e todos os foliões que surgem nas ruas do interior baiano durante esta época, além de festivas, que são uma grande oportunidade para quem busca diversão longe das grandes cidades.

Um dos maiores destaques para os “carnavais venezianos” da Bahia fica por conta de Maragojipe (há 130 km da capital). Conhecida pelo famoso desfile dos mascarados e o “Grito de Carnaval”, que antecipa a festa, a folia na cidade é considerada patrimônio imaterial da Bahia.

Seguindo a linha de festas do interior, a cidade da Alcobaças (extremo sul do estado) conta também com belas praias e os foliões recebem planos especiais nos quiosques a beira-mar.

Carnaval e natureza

Nem todos que buscam uma boa festa de carnaval procuram por muita bagunça. Para quem gosta de locais mais tranquilos, principalmente em contato com a natureza, Rio de Contas é uma das melhores pedidas.

A folia na cidade é histórica, considerada uma das mais antigas da Bahia. Além dos dias de diversão, os foliões podem desfrutar da natureza nos rios e cachoeiras que ficam nas mediações.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook