Postado em Carnaval.

Bem diferente da imagem sossegada do mineiro, Minas Gerais, em tempos de carnaval, é conhecida sim por sua agitação. Blocos, desfiles, marchinhas, show, tradição folclórica e axé baiano, tudo tem espaço na terra do pão de queijo.

carnaval minas gerais mg

Começando por sua capital Belo Horizonte, com jeito metropolitano, enchendo a cidade de música e diversão com o tradicional desfile dos blocos dos bairros, onde os próprios moradores saem às ruas, mas sem dispensar um grande desfile de Escolas de Samba para colorir as noites de carnaval.

Mas quem rouba mesmo a cena no Carnaval de Minas Gerais são seus famosos carnavais de rua no interior. Ouro Preto, Muzambinho, Diamantina e mais um monte de outras pequenas cidades já entraram para o roteiro dos foliões e sempre ficam a esperar de um número enorme de turistas afim de muita alegria e diversão.

Com mais ou menos trinta blocos, comandados na sua maioria por estudantes, Ouro Preto aposta na badalação do carnaval de rua, assim como Diamantina, com os já tradicionais blocos do Sapo Seco e Zé Trindade entre muitos outros, mesmo que por lá os maiores atrativos sejam mesmo as famosas bandas em um palco montado no centro da cidade e uma larga opção de DJs em casarões para completar a festa.

Muzambinho não fica atrás, com o famoso bloco “Vermes e Cia” e o agitadíssimo Parque da Folia, onde é garantido que ninguém vai nunca ficar parado.

Saindo um pouco das multidões, o Carnaval de São João Del Rei, na Trilha dos Inconfidentes, com seus desfiles de Escolas de Samba e Blocos acompanhando até o último dos foliões. Por outro lado, Tiradentes, promete ser uma boa opção para quem não dispensa toda essa agitação com um pouco de tranqüilidade, perfeito para famílias e quem pretende fugir, mas não tanto, de todo carnaval.

Vizinha de Ouro Preto, e primeira capital de Minas Gerais, o Carnaval de Mariana se mantém tradicional com seus grupos folclóricos e marchinhas para animar os foliões. Assim como o Carnaval de Cristina, ao sul do estado, cidade integrante da Associação do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, famosa por uma festa que concilia muita animação com conforto e segurança, com muitas bandas tocando marchinhas carnavalescas e até o, já tradicional, desfile do “Gala Gay”.

Por tudo isso, não se engane, o Carnaval de Minas Gerais só cresce a cada ano e já figura entre um dos mais agitados e movimentados do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>