Postado em Carnaval.

Aliando tradição, irreverência, lirismo e muita alegria o Carnaval de Recife acaba então sendo sempre uma opção diferente e divertida para os foliões que querem mais é curtir todo agito dessa época do ano. E o Carnaval 2012  Recife já deu seu ponta pé inicial.

Colorido por natureza, diferente e marcante, o Carnaval Recife troca os ingressos e abadas por uma festa onde a animação é feita pelos próprios foliões, que dão vida e ritmo para toda Recife, com frevo, maracatu, afoxé, ciranda e muito mais.

Com 12,2 Km de folia o Carnaval Recife é ainda casa do famoso Bloco Galo da Madrugada, das troças e do vibrante Carnaval Multicultural, que tornam tudo isso uma experiência única e inesquecível.

carnaval recife 2012 galo da madrugada

Galo da Madrugada

Nascido no bairro de São José, justamente para relembrar as tradições do carnaval recifense, o Galo da Madruga se tornou o um fenômeno e, em 33 anos de vida, acabou se tornando o Maior Bloco Carnavalesco do Mundo (segundo o Guinnes).
Desfilando em desde ruelas estreitas, becos e até grandes avenidas, o Galo da Madrugada se tornou uma propriedade cultural de Recife e sempre marca o início do carnaval, já que desfila pelas ruas da cidade no sábado (ou como é conhecido “Sábado do Zé Pereira”) a partir da manhã. Saiba a Data do Carnaval 2012

E no Carnaval Recife 2012, o Galo da Madrugada já tem tema: “Galo, Frevo e Folia – Homenagem ao Rei do Baião”, desfilando e enaltecendo o músico Luiz Gonzaga e todo orgulho do carnaval diante dessa figura histórica da cultura nacional.

recife 2012 gonzaga

Troças

Reunião de amigos e familiares que se juntavam para desfilar e levar diversão para os bairros de Recife durante o carnaval, as Troças acabaram então virando uma das grandes atrações do Carnaval de Recife.

Hoje, do Recife Antigo ao “moderno”, as troças reúnem clubes, agremiações e todo tipo de folião com muito frevo, samba e gente se divertindo.

recife 2012 dança do frevo

Carnaval multicultural 2012

Iniciativa da Prefeitura de Recife, o Carnaval Multicultural abre espaço para que todos se organizem diante de um mesmo objetivo: muita diversão durante o Carnaval de Recife. Para isso, criaram os Focos de Animação, onde qualquer folião ou ritmo tem lugar marcado e pode ficar á espera da diversão.

carnaval multi cultural

Polo das Agremiações (Nossa Senhora do Carmo, Av. Guararapes e Av. do Forte)
Lugar separado para as tradições do Carnaval de Recife, dá a quem vai às arquibancadas da Av. Nossa Senhora do Carmo a oportunidade dos foliões torcerem, dançarem e se divertirem com Desfiles de Bois, Troças, Clubes de Frevo, Escolas de Samba, Bonecos, Maracatu do Baque Solto e mais um monte de atrações.

Corredor do frevo (Bairro do Recife – Moeda/Arsenal)
Saindo da Rua da Moeda quem manda neste percurso é o frevo, os bonecos e os Blocos de Pau e Pedra, com desfiles a cada 15 minutos e muita diversão entre as 16 e 21h. Uma média de 80 grupos e agremiações à disposição durante domingo, segunda e terça de carnaval para alegrar a todos.

Polo Afro (Pátio do Terço)
Uma ode a influência negra na cultura não só de Pernambuco, mas de todo Brasil, é onde acontece a famosa Noite dos Tambores Silenciosos, que já ganhou até cobertura de mídias internacionais nessa homenagem aos antepassados que “criaram” esse carnaval.

Além de viajar em suas raízes, o Polo Afro é a casa de muito afoxé, maracatu, blocos afros, baterias de escolas de samba e shows de reggae.

Polo das Fantasias e Carnaval Infantil (Praça do Arsenal da Marinha)
Um resgate do carnaval lírico e cheio de fantasia, um lugar para pierrôs, colombinas, bailarinas, super-heróis e mais um monte de tipos reviverem os carnavais do passado. Um lugar onde os pais têm a oportunidade de levar seus filhos para o primeiro contato com essa festa cultural e colorida.

Polo das Tradições (Pátio Santa Cruz)
Tentando manter vivas as histórias e tradições do Carnaval de Recife, o Polo das Tradições está lá para juntar aquelas agremiações carnavalescas que vem, desde muito tempo atrás, fazendo carnaval. No Polo das Tradições, a principal atração é sempre o concorrido Manhã de Sol, que leva alegria para o domingo de carnaval.

Polo de Todos os Frevos (Corredor do Frevo – Av Guararapes)
Muito frevo, tradição e alegria por conta da melhores agremiações de Recife que vem sempre fazendo a diversão dos foliões no bairro da Boa Vista e região.

Polo de Todos os Ritmos (Pátio São Pedro)
Dançar coco, afoxé, ciranda, mangue beat, maracatu, samba e frevo, assim como se divertir com os desfiles dos ursos e dos bois, tudo isso faz parte desse pólo permanente que não deixa o ritmo cair durante o Carnaval. Programação especial para todos os gostos com muita tradição e agito.

Polo Mangue – Festival Rec Beat (Cais da Alfândega)
Se durante o resto do ano o Polo Mangue é um centro de diversidade cultural e musical, durante o carnaval oferece uma programação completa de desfiles, música eletrônica e muitos artistas locais ligados a conhecida “cultura do mangue”.

Polo Multicultural (Marco Zero)
Como é tradição, é aqui que começa e termina o carnaval, sobre a “Rosa dos Ventos” (obra de arte de Cícero Dias), com o Rei Momo ganhando a chave da cidade, o maracatu reverenciando o frevo e a folia tendo início, assim como, depois, se despedindo de toda festa com uma orquestra de frevo para deixar saudades.

E não é só isso, o Carnaval Multicultural de Recife ainda conta com Polos Descentralizados, levando cultura e entretenimento para todos cantos do Recife (assim como Polos Comunitários), tudo oferecendo palcos e espaço para muita cultura e programações especiais durante o carnaval, já que em Recife, a Festa de Momo não tem lugar fixo, todo lugar é garantia de diversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>