Postado em Carnaval.

Famoso no mundo inteiro pela exuberância das alegorias, pelas estonteantes mulheres e pela criatividade sem igual, o desfile das escolas de samba é sem dúvida um dos eventos mais badalados do Rio de Janeiro. Por isso, tão logo acaba o carnaval de um ano, as escolas já começam os preparativos para o ano seguinte. Então, já é mais que hora de conferir o que vai rolar em 2013.

E dessa vez o Carnaval 2013 vai ter uma pequena mudança, já que serão 12 escolas do Grupo Especial (como de costume) e mais 19 do Grupo de Acesso (agora todas juntas em um único grupo) desfilando na Sapucaí em quatro dias de muita festa e luxo. Quem entra primeiro é o Grupo de Acesso, na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, e no sábado, dia 9, preparando o público para a grande festa do carnaval carioca.

desfiles-das-escolas-de-samba-rio-de-janeiro-2013-madrinha

O Grupo Especial desfila então nos dias seguinte, 10 e 11 de fevereiro (respectivamente domingo e segunda-feira de carnaval). Mas a festa ainda não acabou, já que a apuração das notas e a coroação da grande campeão do Carnaval Rio de Janeiro 2013 acontece na quarta-feira de cinzas (dia 13), enquanto no sábado seguinte (dia 16), acontecerá ainda o tradicional Desfile das Campeãs.

Desfile do Grupo Especial

A ordem em que as agremiações do grupo especial entrarão na Marquês de Sapucaí já está definida, o sorteio aconteceu em julho. Confira a ordem.

Domingo, 10 de março
Inocentes de Belford Roxo (atual campeã do Grupo de Acesso)
Acadêmicos do Salgueiro
Unidos da Tijuca (atual campeã do Grupo Especial)
União da Ilha
Mocidade Independente de Padre Miguel
Portela

desfiles-das-escolas-de-samba-rio-de-janeiro-2013-unidos-da-tijuca

Segunda-feira, 11 de março
São Clemente
Mangueira
Beija-Flor
Grande Rio
Imperatriz Leopoldinense
Vila Isabel

Cada uma das escolas do grupo especial precisa ter em seu desfile entre três e cinco mil integrantes, divididos em alas com um número de pessoas que varia de cem a 200. Os carros alegóricos completam o desfile e dão a oportunidade dos carnavalescos esbanjarem sua criatividade.

desfiles-das-escolas-de-samba-rio-de-janeiro-2013-sapucai

As escolas são julgadas segundo dez quesitos: bateria, samba enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre sala e porta bandeira. E quem tem toda essa responsabilidade são quatro juízes (especialistas que ainda não foram divulgados) para cada categoria, que podem pontuar cada um dos quesitos em uma escala que vai de sete a dez (com frações), sendo dez a nota máxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>