Postado em Carnaval.

O carnaval 2013 vem chegando e com ele uma dúvida: O que fazer? Cair na folia no meio de uma multidão ao som de um trio elétrico ou fugir disso e ir para algum lugar calmo que nem sabe o que é carnaval? Com pacotes e opções para todos os gostos, o destino de milhares de foliões e de outros tantos avessos a folia já pode começar a ser traçado.

Confira então alguns dos mais disputados destinos durante a Festa de Momo.

Rio de Janeiro e São Paulo

Para quem quer algo mais tradicional, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo são um show a parte. Seja sentado na arquibancada ou desfilando pela sua escola do coração, esse é um evento inesquecível onde música, cultura, tecnologia e festa se unem para criar um show que atrai pessoas de todo o mundo.

Além dos Desfiles e dos ensaios abertos nas quadras das Escolas de Samba, existem ainda um monte bandas de rua, como o Cordão do Bola Preta, conhecida pela alegria e pelo enorme número de foliões que conseguem juntar pelas ruas da capital carioca. Existem também bailes particulares e igualmente famosos e divertidos como o Gala Gay e os Bailes a Fantasia no Scala Rio.

Nordeste

O carnaval em Olinda e Recife são bem parecidos. Neles, a festa é “pulada” na rua, sem cobrança de ingressos ou obrigatoriedade de ter um abadá, porém existem algumas diferenças entre os dois.

Em Olinda o ponto mais movimentado é o entorno da Cidade Alta (e pelo “alta”, já se pode esperar um bom preparo físico para encarar o sobe e desce das ladeiras), lá a concentração de jovens é maior, com isso um agito não tem hora para acabar. Um dos grandes diferencia, é que a maior parte dos blocos é formada por anônimos que vão chegando, começam a tocar e saem andando sem um percurso definido, sendo seguidos pelas pessoas que estão por ali, como um carnaval que ruma para onde o nariz e a alegria apontarem.

Já na capital, Recife, o carnaval começa com o famoso Galo da Madrugada, que é o maior bloco carnavalesco do país. A saída do galo é sempre no sábado anterior ao carnaval e ele é composto por diversos trios elétricos sendo que, ao contrário de Salvador, a participação é gratuita.

Além do galo, que é uma iniciativa particular, a Prefeitura ainda realiza vários eventos nos chamados Polos do Carnaval, onde normalmente é montado um palco com artistas regionais (em sua maioria) sendo responsáveis pela festa. Os polos mais movimentados são os que se localizam no Recife Antigo, onde se pode ver grupos de danças folclóricas (maracatu, ciranda, etc.) e o frevo que é tocado em todos os lugares da cidade.

Saindo de Pernambuco, Salvador é o maior Carnaval do Nordeste, recebendo uma média 500 mil turistas durante o seu carnaval (que também é o de maior duração no país). Os trios elétricos percorrem vários circuitos, dentre os quais, os três principais são: Dodô, Osmar e Batatinha.

Minas Gerais

E falou em carnaval mineiro, não há como não pensar em Ouro Preto, com suas ruas históricas lotadas de repúblicas estudantis e que servem de palco para um dos maiores carnavais do país. Muito axé, funk e jovens se divertindo durante uma festa que vem se tornando uma das mais procuradas do país. Com mais de 300 repúblicas que servem de abrigo aos foliões e ruas cheias de história, Ouro Preto é um destino certo aos que procuram muita festa e gente bonita.

Para Relaxar

Vários destinos prometem paz e tranquilidade aos que querem fugir do agito do carnaval, e um deles é Brotas, No interior do estado de São Paulo e que se destaca pelo ecoturismo. A apenas 235 km da capital paulista, a pequena cidade é um grande ponto de encontro para os amantes da natureza e dos esportes de aventura. Com diversas cachoeiras e rios, atividades como raffting e rapel e são um prato cheio para os amantes da natureza dispostos a um pouco de ação.

Outra opção é Curitiba, que, com a chegada do carnaval, fica vazia e se torna uma ótima opção para quem quer tranquilidade e conforto, onde se pode passear por lugares como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, locais imperdíveis. Sem esquecer dos mais de 25 bosques espalhados pela cidade.

O carnaval está chegando e opções para ele não faltam. E você, qual será o seu carnaval?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>