Saiba quais são as datas do Carnaval 2020 no Brasil

Final de ano passou e as expectativas para o carnaval começam a aflorar nos brasileiros e também nos turistas que vêm passar a época mais animada do ano no nosso país. O carnaval 2020 está aí e para aproveitar essa grande (e longa!) festa, nada melhor do que se programar com antecedência para esse período. Preparado?

Saiba quais são as datas do Carnaval 2020 no Brasil
Saiba quais são as datas do Carnaval 2020 no Brasil

Como descobrir as datas do Carnaval?

O ano acaba de começar e os foliões de carteirinha já recorrem ao calendário para saber os dias de carnaval daquele ano. Por não ter uma data fixa, sempre paira a dúvida se cairá no mês de fevereiro ou março. Afinal, como é calculado o período do carnaval?

O que determina as datas é o calendário da igreja católica, que estabelece também anualmente o dia da Páscoa a partir do equinócio. Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece duas vezes no ano quando a duração do dia e da noite se iguala, marcando o início de uma estação. O primeiro equinócio aqui, no hemisfério sul, ocorre por volta do dia 20 de março e o segundo entre 22 e 23 de setembro.

A Páscoa é comemorada no domingo após a primeira lua cheia do primeiro equinócio. Uma semana antes da páscoa é celebrado o domingo de Ramos, que antecede a Semana Santa. E o carnaval, por sua vez, cai na terça-feira 40 dias antes do domingo de Ramos, ou 47 dias antes da Páscoa.

Datas do Carnaval 2020

Pode esquentar os motores, pois a folia já começa a dar as caras. Neste ano, a terça-feira de carnaval cairá no dia 25 de fevereiro. Portanto, o período carnavalesco começa oficialmente no dia 21, sexta-feira, sendo encerrado no dia 26 de fevereiro, que é a quarta-feira de Cinzas.

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo acontecerão na sexta e no sábado, dias 21 e 22 de fevereiro, e os grupos especiais do Rio de Janeiro entrarão na avenida no domingo e segunda-feira, dias 23 e 24 de fevereiro. As apurações com os resultados, que vão revelar as campeãs serão no dia 25, terça-feira, em São Paulo, e dia 26, quarta, no Rio.

Vai viajar? Confira as nossas dicas

Se possível, feche a viagem de carnaval com antecedência. Além de poder encontrar preços melhores, você garante que não vai passar aperto com a alta demanda das passagens aéreas ou a falta de boas opções de hospedagem. Não conte com a sorte de se deparar com promoções relâmpago em cima da hora.

Passada essa primeira etapa, o ideal é programar os próximos passos, como o roteiro dos passeios, a aquisição de convites e entradas, quando necessário, e abadás para os blocos de carnaval. Despender um tempo para se organizar e resolver o que puder o quanto antes, com certeza, são atitudes que fazem economizar tempo e dinheiro.

Por fim, uma dica de válida para a viagem de todos os carnavais. Que tal marcar a ida para o sábado e a volta para a quinta? Assim, você tem a chance de conseguir preços mais atraentes nas passagens e, no caso da hospedagem, em vez de usar a diária da sexta apenas para dormir, você aproveita para viajar no sábado de manhã, às vezes ao custo de um ajuste simples no roteiro.

Tem alguma dúvida que possamos lhe ajudar? Fale conosco no WhatsApp ou preencha o formulário para entrarmos em contato com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook